pensamento minuto
Hoje estive conversando com a minha instrutora lá da auto escola - sim, porque eu odeio silêncio; seja lá com quem eu tenha que falar para que não sobre espaço para silêncio. E até que ela é bem legal.
Ela, no mínimo uns 35 mais velha que eu, falando que sempre achou que quando ficasse mais velha, as coisas ficariam mais fáceis, pois ela ficaria mais experiente e saberia enfrentar os problemas que surgissem. Disse que sempre achou isso; até ficar velha.
Eu concordei, em parte. Sim, se fica mais experiente com o tempo. Mas a questão é: mais experiente em quê?
Conforme o tempo vai passando e vamos inevitavelmente vivendo e enfrentando um monte de coisas, ficamos mais experientes sim. Só que experientes naquilo que já vivemos. Esse conhecimento qua acumulamos sobre determinados assuntos, situações, coisas - sei lá -, pode até ser útil, mas sempre surgirão em nossos caminhos novas dificuldades, novos problemas, novos relacionamentos complicados. Isso significa que envelhecer não torna as coisas mais fáceis só porque já se viveu relativamente bastante.
Na minha opinião, essa idéia de "experiência" é só uma ilusão da juventude que talvez traga algum conforto por achar que agora não se sabe como enfrentar as coisas, mas um dia se saberá.
Acho que o tempo vai nos deixando mais tolerantes, pacientes ou mesmo conformados, isso sim; mas não faz com que saibamos enfrentar todas as situações, visto que é impossível se viver tudo para saber como enfrentar tudo. Apenas nos ajuda a pensar melhor ou enxergar as coisas de um modo diferente, de um jeito que somos incapazes de fazer e entender quando jovens.
Ela concordou.
Eu sorri.