pra você mesmo
Em uma dessas conversas no msn, ele pediu para eu levar a máquina fotográfica para tirarmos fotos juntos. "Quero pelo menos uma", ele disse. Respondi "tudo bem, eu pego uma bolsa maior" - os que me conhecem sabem que eu ando com uma bolsa proporcional ao meu tamanho. Aos que não me conhecem, digo: não cabe uma máquina fotográfica lá dentro.
E então ele disse, naquele tom de brincadeira que me faz olhar pra ele como se eu fosse uma criança feliz, "não sei o que faria sem você".
Foi aí que baixou o Espírito Santo na pessoa aqui e surgiu a vontade e inspiração pra escrever o post que se segue.
O que você faria da sua vida se uma pessoa que você gosta não existisse - não pra você?
Resposta fácil: seguiria sua vida como você sempre fez antes daquela pessoa aparecer. O que me veio à mente foi que aquela pessoa não passaria de uma pedrinha no meio de um grande rio: a água desvia um pouquinho e segue seu curso.
Agora pare pra pensar se acontecesse isso com todas as pessoas que apareceram na sua vida? Não imagino uma vida sem amigos, sem amor, sem gostar de alguém ou de muitos "alguém" - viver sem nada disso nem sequer seria viver.
É muito simples e muito fácil pensar que viveremos bem sem uma ou outra pessoa e muitas vezes nos conformamos com isso e simplesmente deixamos que grandes pessoas se tornem apenas uma pedrinha no meio do curso do Rio São Francisco.
Mas a verdade é que é preciso ser sábio para ver que pedrinhas você deve fazer a água levar com ela e de que pedrinhas desviar; e também que é preciso ser forte para fazer com que todas elas sejam levadas pela água durante todo o seu curso.
Fazer amigos e manter amizades não é algo fácil, definitivamente. Mas viver sem amigos faz qualquer São Francisco não passar de um fio de água.
Algumas pessoas insistem em dizer que amizade é algo passageiro, que os amigos de ontem serão substituídos pelos de hoje quando a situação mudar e cada um seguirá seu rumo, sozinho. Mas não, não é assim. Esses que dizem isso, além de não terem uma grande vazão, não sabem que estão falando de coleguismo, e não de amizade.
Tudo o que eu tenho a dizer se resume no fato de que não me arrependo de ter parado todo o meu curso para dizer "olá" a umas poucas pedrinhas valiosas e depois seguir em frente, levando-as comigo. E também no fato de que começo todo e qualquer relacionamento com amizade - porque um namoro ou qualquer coisa do gênero, pode ser passageiro, mas uma amizade é pra sempre. E também, se não for pra sempre, não era amizade - de verdade.
Amigo é uma coisa pra se guardar no coração.
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. (...) A gente não faz amigos, reconhece-os." Afinidades da alma, sabe?!Amo cada um de vocês - e cada "você" sabe que estou falando de você. É, você mesmo.